Pular para o conteúdo principal

Quanto à Repetição de Palavras.


                                                      

 Caro escritor (a), muitas vezes o autor iniciante tem dificuldade para deixar o texto coeso, não que escritores renomados não cometam erros em sua escrita “atire a primeira pedra quem nunca errou”. Porém, repetir a mesma palavra várias vezes acaba deixando a história cansativa. Por exemplo:

 Ana vinha por um beco escuro não se sentindo segura por estar passando por aquele lugar. A respiração de Ana encontrava-se um pouco ofegante, enquanto seu coração começava bater acelerado. Era como se Ana soubesse que algo muito ruim fosse lhe acontecer. O beco não era extenso, e, em poucos segundos, Ana estaria saindo dele. Ainda bem que sim, pois Ana já pensava na possibilidade de que algo ruim fosse acontecer consigo.

Veja como o mesmo texto fica melhor sem as repetições destacadas em vermelho.

 Ana vinha por um beco escuro não se sentindo segura por estar passando por aquele lugar. A respiração dela encontrava-se um pouco ofegante, enquanto seu coração começava bater acelerado. Era como se soubesse que algo muito ruim fosse lhe acontecer. O beco não era extenso, e, em poucos segundos, ela estaria saindo dele. Ainda bem que sim, pois Ana já pensava na possibilidade de que algo terrível não demorasse a surgir.

 Depois de corrigido, o texto fica envolvente, livre de repetições enjoativas que, com certeza, entediaria o leitor, caso elas estivessem por todo um romance.
Para que não haja esse erro, experimente pôr palavras similares, ou, simplesmente, oculte substantivos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.

Comentários